Cuidado ao puxar seu filho pelo braço.

Você sabe o que é “pronação dolorosa”?

Pronação dolorosa é uma lesão que normalmente ocorre em crianças de 1 a 5 anos de idade, com pico entre 2 e 3 anos, na qual há um deslocamento parcial de um ligamento do cotovelo, causando dor e limitação do movimento.

Isso acontece, geralmente, quando a criança é puxada pelo braço, seja para evitar uma queda ou durante uma brincadeira. O resultado é que a criança sente dor no cotovelo que a impede de movimentá-lo.

O tratamento consiste em colocar o ligamento novamente no lugar através de uma manipulação do cotovelo realizada pelo ortopedista. Imediatamente após a manobra, a criança volta a mexer o cotovelo sem dor. Em alguns casos, o ligamento pode sofrer uma pequena lesão e a criança continuar a sentir dor mesmo após este voltar para o lugar. Nesses casos, é necessário um pequeno período de imobilização (5 a 7 dias).

O mais importante é que se tenha cuidado ao levantar seu filho, durante uma brincadeira ou ao atravessar a rua, por exemplo, para evitar que isso aconteça. E, caso ocorra, esteja atento para observar e levá-lo o mais rápido possível ao ortopedista.

Dr. Leandro Miranda é Ortopedista do Instituto Clinics

14/09/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!