Crianças crescidas em fazendas são menos alérgicas?

Dr João Marcello
Clinica Médica e Hepatologia
17/10/2016

Nas últimas décadas, houve um aumento importante na quantidade de pessoas alérgicas e asma. Estudos recentes sugerem que a exposição de crianças pequenas a uma grande variedade de alérgenos e micróbios pode exercer um efeito protetor sobre estas doenças (hipótese da higiene).

Para entender melhor o assunto, pesquisadores utilizaram informações da European Community Respiratory Health Survey II que incluiu mais de 10.000 pessoas com idade entre 26 e 54 anos de 14 diferentes países (Europa, Austrália e Escandinávia).

Eles buscaram informações sobre o local onde estas pessoas habitaram até os 5 anos de idade e compararam com a presença de alergias e asma. A pesquisa foi publicada no British Medical Journal e trouxe resultados interessantes.

O grupo de crianças que cresceram em fazendas tinham história de maior contato com animais de estimação e irmãos mais velhos, além de maior probabilidade de terem dividido quarto com outras crianças.

Na idade adulta, aqueles crescidos em fazendas apresentaram menor chance de serem alérgicas. Comparando-se com pessoas crescidas em cidades grandes, estes também tiveram aproximadamente 50% menos chance de ter asma.

Por se tratar de um estudo observacional, é preciso cautela ao analisar estes dados, pois muitos vieses podem estar incluídos. Todavia, considerando o tamanho da população estudada e a repetição do mesmo padrão em vários países, pode-se inferir que ter crescido em fazendas pode ser um fator protetor para o desenvolvimento de alergias.

Uma explicação para este achado, deve residir no fato de que em fazendas as crianças são mais expostas ao ambiente e desenvolvem contato com uma maior diversidade de substâncias que fazem o sistema imunológico ser mais saudável.

Para barrarmos o avanço das alergias e asma, vamos levantar a bandeira: “por uma vida com menos videogame e mais brincadeira de rua!”
Referência:
http://www.bmj.com/company/wp-content/uploads/2016/09/farm-thorax.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!