Corrida é a principal causa de Tendinite do Aquiles.

A tendinite do Aquiles é uma inflamação que ocorre no tendão calcâneo (tendão de Aquiles), causando dor na parte de trás do tornozelo, muito frequente em atletas e também não atletas praticantes de exercícios que envolvam impacto. O esporte que mais frequentemente está associado à disfunção do tendão de Aquiles é a corrida, mas outros exercícios também são relacionados, como os que envolvem salto, por exemplo.

Cerca de 11-18% dos atletas sofrem com algum tipo de problema no tendão de Aquiles. A causa desses problemas parece estar associada à sobrecarga deste tendão (“overuse”); problemas posturais com a pisada (pisada pronada, pé cavovaro…); treinamento em pisos inapropriados (superfície muito dura, irregular, inclinada…); uso de calçado inadequado; erros na adequação do treinamento (intensidade, duração, distância…); entre outros.

Os pacientes se queixam de dor na região do tendão de Aquiles principalmente nos primeiros movimentos ao acordar pela manhã. A dor pode melhorar ao longo do dia e, em geral, volta a incomodar com a atividade física. Os sintomas geralmente são mais evidentes no dia seguinte da prática esportiva.

O tratamento inicial pode incluir o uso de medicamentos, fisioterapia, mudança nas atividades, imobilização, mudança nos tipos de calçado, entre outras medidas. Na falha do tratamento conservador, pode ser indicado o tratamento cirúrgico.

Porém, a medida mais importante é a prevenção. Deve-se manter a musculatura sempre bem fortalecida e alongada, treinar em terrenos apropriados usando calçados adequados e criar programas de treinamento compatíveis com o seu perfil.
Para maiores esclarecimentos, procure um especialista.

Dr Leandro Miranda
Cirurgia do Pé e Tornozelo do Instituto Clinics
15/05/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!