A conjuntivite e o verão

Dr Pedro de Toledo
Oftalmologia
23/01/2017

São muito comuns epidemias de conjuntivite no verão.
A conjuntiva é uma membrana que recobre o interior das pálpebras e a parte branca dos olhos (esclera). Durante episódios de conjuntivite, esta membrana fica inflamada provocando sintomas como coceira, lacrimejamento e fotofobia (aumento de sensibilidade a luz). O olho fica vermelho e inchado gerando um incômodo. Em casos mais severos, pode até prejudicar a qualidade da visão.
No verão, as conjuntivites mais comuns são as provocadas por vírus e por bactérias. Isto se associa ao clima quente e úmido. Nestas condições, a transmissão aumenta principalmente em locais fechados e com grandes aglomerações.
A forma de contagio das conjuntivites viral e bacteriana pode ser por contato direto do olho com secreções de uma pessoa doente ou indireto através da manipulação de objetos contaminados. Portanto, para curtir bem o verão e prevenir a conjuntivite, mantenha as mãos sempre limpas e evite ao máximo o contato delas com os olhos. Água e sabão são ótimos para limpeza das mãos, assim como o álcool gel que é fácil de carregar no bolso.
E em caso de coceira nos olhos, use uma compressa gelada para amenizar o sintoma e um lubrificante ocular. Além disso, evite coçar os olhos, o que pode aumentar a irritabilidade. Procure sempre um oftalmologista para avaliação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!