Como é possível voltar a comer pela boca após uma esofagectomia

Uma das dúvidas mais frequentes dos pacientes que serão submetidos à esofagectomia é saber como irão voltar a se alimentar pela boca após o procedimento.

O esôfago é um órgão muscular tubular que liga a boca ao estômago.

Após sua retirada, consequência da esofagectomia, um dos maiores desafios para o cirurgião é encontrar uma forma de substituí-lo a fim de que suas principais funções sejam preservadas, especialmente o transporte de alimentos.

A maneira mais simples e comumente utilizada para tal é a confecção de um longo tubo com o estômago por meio da utilização de grampeadores cirúrgicos. Dessa forma é possível transformar o estômago em um tubo alongado capaz de atingir o pescoço, local onde será feita uma conexão deste com o início do esôfago, a chamada anastomose, restabelecendo-se assim o trânsito digestivo.

O maior inconveniente deste tipo de reconstrução é a alta incidência de refluxo no pós-operatório que pode causar sintomas como azia, queimação e regurgitação de alimentos.

Uma forma alternativa de reconstrução do trato digestivo após a esofagectomia é utilização do intestino grosso (o cólon).

Trata-se porém de uma cirurgia mais longa e complexa, que envolve  a feitura não de uma, mas de três anastomoses, havendo, desta forma, maior potencial para o surgimento de complicações pós-operatórias.

Em geral, o cólon somente será utilizado quando o estômago não estiver disponível, caso de pacientes que tenham retirado o estômago no passado por algum outro motivo, ou quando o tumor estiver acometendo grande parte do estômago, inviabilizando sua utilização.

Está amplamente documentado na literatura que os resultados da cirurgia de esofagectomia estão diretamente relacionados à experiência do cirurgião com o procedimento.

A escolha pelo tipo de reconstrução cabe ao cirurgião e deverá ser discutida com o paciente e seus familiares antes da cirurgia.

 

Dr Flavio Sabino – Cirurgião Esôfago e Estômago

01/04/2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!