Quem é o clínico geral?

Nas últimas décadas, com avanços galopantes na ciência, os médicos se tornaram cada vez mais especializados. Neste contexto, a imagem do clínico geral pareceu que iria desbotar. Todavia, com ferramentas para o diagnóstico e prevenção, o clínico é um profissional cada vez mais essencial para a prática da boa medicina.

Diferente do que muitos imaginam, o clínico é também um especialista. Para se tornar clínico, é necessário realizar dois anos de Residência Médica em Clínica Médica (também conhecida como Medicina Interna). Alguns hospitais, oferecem ainda um terceiro ano opcional de Clínica Médica Avançada. Os longos anos de estudo não se encerram por aí. Há ainda o mestrado e doutorado em Clínica Médica. Após toda esta especialização, é condição sine qua non que o clínico continue estudando pelo resto da vida.

Na prática profissional, o clínico pode desempenhar 3 funções principais: “diagnosticador”, internista e médico da família.

Como “diagnosticador”, o clínico é responsável por investigar sintomas e elucidar quadros clínicos dos mais simples àqueles de grande complexidade. Com uma visão ampla do funcionamento do corpo, o clínico é essencial para o diagnóstico de afecções sistêmicas, isto é, doenças que acometem mais de um órgão simultaneamente.

No papel de internista, o clínico que faz a investigação e tratamento de pacientes durante internações hospitalares. Neste contexto, o clínico atua desde a emergência até as unidades de terapia intensiva.

Por fim, uma das mais nobres tarefas do clínico é ser médico.
Embora a afirmativa pareça, em primeira análise, redundante, medicina é feita com proximidade e confiança entre o médico e seu paciente. Um hábito muito saudável é ter um clínico. Isto significa uma pessoa que possa conhecer sua saúde em momentos de ausência de doença e propor medidas preventivas para manter este estado de bem-estar por muito tempo. Conhecendo a saúde de seus pacientes, o clínico pode atuar com facilidade e destreza toda vez que surgirem sintomas. Neste sentido, recomendam-se visitas anuais ao clínico para que ele possa fazer o exame físico e traçar medidas preventivas.

Ter um clínico é ter saúde.

Dr João Marcello Neto
Clínica Médica e Hepatologia
17/03/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!