Cirurgia Robótica Urológica

É possível afirmar que 2017 foi um ano de consolidação da cirurgia robótica no Rio de Janeiro.

O primeiro órgão que programou, instalou e utilizou o sistema robótico da Vinci (aparelho que realiza a procedimento cirurgia robótica) foi o Instituto Nacional de Câncer em 2012. Desde então, progressivamente novas plataformas estão sendo instaladas na cidade. Hoje, contamos com 6 sistemas robóticos na cidade, sendo que 5 deles, em hospitais privados.

Apesar de parecer algo novo, a cirurgia robótica já é utilizada fora do Brasil desde 2002. Atualmente, nos Estados Unidos mais de 90% das cirurgias realizadas em pacientes com câncer de próstata são realizadas através da robótica. Estudos mostram que as cirurgias para os tratamentos de câncer de rim e bexiga também caminham na mesma direção.

E porque a cirurgia robótica tem uma enorme aceitação no campo urológico?

As razões são fáceis de compreender. O sistema robótico oferece inúmeras melhorias na visualização dos órgãos e também na dissecção de tecidos delicados. Sendo assim, as cirurgias podem ser realizadas através de pequenos cortes. Os procedimentos minimamente invasivos aumentam o conforto pós-operatório e também reduzem a necessidade de transfusões de sangue. Em alguns casos, mais especificamente, o câncer de próstata, a cirurgia robótica apresenta outros resultados positivos em relação a preservação da continência urinária e da potência sexual.

Voltando a 2017, podemos dizer que a cirurgia robótica já é uma realidade.

Dr José Alexandre – Urologista

19/03/2018

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!