Cirurgia a laser no cálculo renal.

A cirurgia a laser é hoje a principal forma de tratamento de cálculos renais de tamanho intermediário, ou seja, menores que 2 cm, podendo também ser utilizada em cálculos volumosos.

Popularmente conhecidos como pedras nos rins, os cálculos renais são formações minerais que cristalizam dentro da via urinária devido a desequilíbrios nas concentrações de certas substancias na urina.

Podemos classificar os cálculos grosseiramente em: pequenos, médios e grandes.

Os cálculos localizados nos rins são considerados pequenos quando possuem menos do que 5 mm em seu maior diâmetro.Estes, dificilmente irão causar problemas podendo ser acompanhados com exames de imagem sem necessidade de tratamento.

Já os cálculos médios, que tem entre 5mm e 2 cm, têm maior propensão em causar distúrbios como a migração e obstrução do sistema urinário, infecções urinárias ou crescimento e formação de cálculos chamados coraliformes. Em função disso normalmente tratamento para estes tipos de cálculos está indicado.

Por fim, os cálculos maiores, com mais de 2 cm, dificilmente são assintomáticos, podem levar ao prejuízo da função renal e devem ser tratados adequadamente.

No passado o tratamento para cálculos, independente de seu tamanho, consistia em cirurgia aberta com retirada do mesmo. Hoje somos capazes de realizar a destruição das pedras através da via urinaria, sem a necessidade de qualquer corte.

Este procedimento se deve ao desenvolvimento de endoscópios flexíveis ultrafinos que nos permitem explorar os cálices renais com precisão, além da tecnologia a laser, que nos permite fragmentar os cálculos no interior do rim.

Dessa maneira, não ocorrem incisões, reduzindo a dor no pós-operatório e acelerando a recuperação.

Outra alternativa para a utilização do laser é a via percutânea. Nesse caso, utiliza-se radioscopia para a realização punção do sistema coletor renal e também para a introdução de endoscópio rígido ou flexível. Para esta abordagem podemos utilizar fibras laser mais grossas, o que permite a fragmentação dos cálculos maiores.

A tecnologia com laser já é largamente utilizada na urologia e entre os seus benefícios estão: a maior segurança e efetividade do tratamento dos cálculos urinários, a redução da dor e o sangramento associado ao tratamento.

Dr José Alexandre é Urologista do Instituto Clinics.

26/08/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!