A cirurgia de catarata pode prolongar a sua vida – The New York Times

Recentemente saiu no New York Times uma matéria informando que a  cirurgia de catarata pode ajudar a prolongar as nossas vidas. Uma matéria similar a esta foi publicada aqui em nosso site pelo especialista em catarata, Dr. Pedro de Toledo, relatando os benefícios desta cirurgia para a terceira idade e o quanto ela poderia influenciar nas diversas causas que aceleram a mortalidade neste período tão delicado de nossas vidas.

Veja aqui a matéria:https://institutoclinics.com/recuperando-a-auto-estima-apos-a-cirurgia-de-catarata/

E o que nos mostra esta reportagem do NYT?

A matéria do jornal faz referência a um grande estudo publicado em outubro de 2017 no JAMA Ophthalmology, uma a revista científica da Associação Americana de Medicina. Esse estudo analisou dados de 74044 mulheres iguais ou maiores que 65 anos que tinham diagnostico de catarata dentre as quais 41735 foram submetidas a cirurgia e identificou um redução significativa no risco de mortalidade destas pacientes.

De acordo com a Organização Prevent Blindness América, a cirurgia de catarata é o procedimento mais comum nos Estados Unidos, sendo realizadas mais de 3 milhões de cirurgia por ano.

O estudo mostrou que aquelas mulheres que foram submetidas a cirurgia de catarata tiveram uma redução no risco de mortalidade por doenças cardiovasculares, pulmonares, neurológicas, infecciosas, câncer e acidentes.

Mas como isso é possível?

Um dos responsáveis pelo estudo explica que com a retirada da catarata, os pacientes conseguem se exercitar mais, conseguem enxergar seus medicamentos com mais facilidade os tomando corretamente, melhora a qualidade visual diminuindo riscos de acidentes, assim como outros benefícios. Com a melhora na qualidade de vida, alguns fatores de riscos para o desenvolvimento de doenças podem ser reduzidos.

A reportagem mostra também o avanço desta cirurgia ao longo dos anos, destaca o aumento da sua segurança e a importância para a vida dos pacientes. Alem disso, desmistifica o que antigamente era preconizado: deixar “amadurecer” a catarata para realizar cirurgia. Hoje, esta ideia é ultrapassada e não mais praticada pelos especialistas por diversos fatores.

Veja a matéria do New York Times em sua íntegra (https://www.nytimes.com/2017/12/04/well/live/cataract-surgery-may-prolong-your-life.html) assim com o estudo do JAMA Ophthalmology (https://jamanetwork.com/journals/jamaophthalmology/article-abstract/2657478).

Dr Pedro de Toledo – Oftalmologista do Instituto Clinics

07/12/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!