Canja de galinha não faz mal a ninguém.

Tamara da Silva Cunha
Clínica Médica e Nefrologia
06/10/2016
Quando falamos em alimentos que podem fazer bem ou mal à saúde parece que a ciência é uma montanha russa. Um dia, uma universidade americana publica dados de uma pesquisa com os incríveis benefícios do ovo na alimentação. No dia seguinte, um pesquisador japonês aponta informações de seu laboratório preocupantes a respeito do consumo do mesmo ovo. O tomate passa de mocinho a vilão com a mesma velocidade que seus preços variam nas prateleiras dos supermercados. E o combate aos transgênicos desperta paixões tão grandes quanto os lucros dos seus produtores.

Mas enfim, como lidar com estas informações?

A verdade é que a ciência, como a humanidade, caminha em marcha lenta. Um passo para frente e, depois, dois para trás. E, é assim que deve ser. Conhecer a verdade sobre um assunto requer tempo, trabalho e tecnologia. Esta verdade só pode ser alcançada através do método científico. Todo o resto é opinião sem valor.

Ocorre que com o avanço da tecnologia novas informações previamente desconhecidas, passam a ser enxergadas e novos conceitos surgem. E lá se vão mais dois passos para trás. Os malefícios do ovo sob a ótica de um novo dado científico se transformam em um grande benefício. Nada mais emocionante do que a ciência. Nunca se esgota.

No que diz respeito à ciência dos alimentos, pode-se pensar que é um abacaxi difícil de descascar. Ou então que a verdade reside em coisas tão simples que parece até mamão com açúcar. Mas para chegar lá, é preciso ir com calma, comendo o mingau pelas beiradas. Se pirar na batatinha ou viajar na maionese, acaba-se criando um angu de caroço. Prudência e canja de galinha fazem é muito bem.

Na dúvida alimentar, siga as regras:

– prefira os alimentos naturais aos industrializados

– um prato com alimentos de várias cores é sempre bem-vindo

– carne, peixe e frango são boas fontes de nutrientes

– sal, açúcar e cocaína são três pós brancos que fazem grande estrago

– frutas nunca são demais

– legumes e verduras são essenciais

– alimentação tem que ser prazerosa

– no dia a dia faça escolhas conscientes e, de vez em quando, se permita

– moderação e bom-senso são a chave do sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!