Câncer de próstata e os benefícios do diagnóstico precoce

Nos últimos anos, assistimos grandes avanços no tratamento dos tumores da próstata. A introdução dos robôs nas cirurgias deste órgão e a perspectiva de vacina contra o câncer são algumas das novidades. Todavia, até o presente momento, as melhores estratégias de combate ao câncer de próstata são o rastreamento e diagnóstico precoce.

Nos últimos 30 anos, a introdução da dosagem do PSA (do inglês, prostate specific antigen) como rotina em homens de meia-idade permitiu uma mudança na apresentação desta doença. Devido ao seu caráter silencioso, antes da introdução do rastreamento com o PSA, 70% dos tumores deste órgão eram diagnosticados em fase avançada. Atualmente, nos países onde o rastreamento populacional é efetivo, 85% dos tumores são encontrados em fases precoces com chance de cura superior a 95%.

Resultados do ERSPC, o maior estudo sobre rastreio de câncer de próstata com PSA que reuniu 162.888 homens com idade entre 55 e 69 anos, demonstraram uma redução de 27% no risco de morte pela neoplasia naqueles homens que realizaram o exame, sugerindo um impacto benéfico do diagnóstico precoce nos índices de cura e de sobrevida. Todavia, o uso do PSA ainda permanece sob intensos estudos epidemiológicos em todo o mundo para que possamos determinar a melhor forma de utilização desta ferramenta diagnóstica.

Também é tema de muitos estudos, a forma como se deve fazer o check-up da próstata. Hoje em dia, sabe-se que o check-up da próstata deve ser individualizado para o perfil de cada homem considerando-se fatores individuais e genéticos. Desta forma, cabem aos médicos, clínicos e urologistas, traçar o perfil de saúde de cada paciente para determinar as situações em que utilizará cada uma de suas ferramentas diagnósticas como o exame de toque retal, a dosagem de PSA, e muitas outras.

Dr. José Alexandre Pereira Pedrosa
Urologista do Instituto Clinics

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!