Câncer de próstata causa impotência?

A preservação da potência sexual constitui um aspecto crítico do tratamento do câncer de próstata e permanece como alvo de intenso debate em torno da técnica que oferece os melhores resultados.

Na década de 80, Doutor Patrick Walsh descreveu a anatomia dos nervos pélvicos responsáveis pela ereção. Com esse conhecimento foi desenvolvida a técnica de retirada da próstata com a preservação destes nervos, que passam muito próximo da glândula prostática e das vesículas seminais.

Este tipo de cirurgia, denominada “nerve sparing”, melhorou radicalmente os resultados relacionados a preservação da função sexual masculina.

Então qualquer paciente pode ser submetido a técnicas de preservação nervosa?
Não, é importante salientar que nem todo paciente pode ou deve ser submetido a este tipo de dissecção.

Pacientes com tumores avançados ao toque ou ressonância magnética necessitam de ressecções amplas para a retirada completa do tumor, contraindicando a preservação dos feixes nervosos.

Outra situação que interfere neste tipo de procedimento é a função erétil pré-operatória. Pacientes que apresentam déficit de função erétil no pré-operatório tem uma chance extremamente baixa de manutenção da potência mesmo com a dissecção dos nervos.
A cirurgia robótica, oferece melhores resultados na preservação da potência sexual?

Esta não é uma resposta simples.
Diversos estudos têm demonstrado superioridade da prostatectomia radical robótica na manutenção da potência sexual, no entanto estes estudos não apresentam o rigor científico necessário para garantir essa afirmação.

Desta maneira fica impossível a qualquer urologista do planeta responder assertivamente esta pergunta, o que não impede estes mesmos profissionais de apresentarem uma visão crítica do assunto.

Na nossa visão e experiência profissional, a prostatectomia radical robótica oferece um refinamento da técnica operatória, através de melhorias na visualização e manipulação dos tecidos, que se traduz em melhores resultados de manutenção da potência sexual.

Converse com o seu urologista para saber qual o melhor tratamento.
Dr José Alexandre – Urologista do Instituto Clinics
08/07/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!