Câncer de Coração. Ele existe?

A resposta é: existir até existe, mas é extremamente raro!

O coração já dá muito trabalho, seja por um amor não correspondido, seja por um infarto ou uma arritmia.

Fique tranquilo com o câncer.

Este não é uma preocupação.

Mas porquê é tão raro? Certeza, certeza, ninguém sabe… mas existem boas hipóteses: o principal motivo é que já nascemos com as células cardíacas formadas e elas só crescem de tamanho ao longo da vida.

Com a baixíssima divisão celular, o risco de mutação gênica e desenvolvimento de um câncer é quase nulo.

O tumor mais comum do coração é o mixoma, que apesar de não ser maligno (não é câncer) pode trazer graves consequências ao funcionamento do coração. Mas repito, não se trata de um câncer.

As metástases para o coração (tumores de outros locais que liberam células que vão se alojar no coração) também são raras, todavia mais frequentes que o câncer próprio do coração.

Estatisticamente podem ser metástase de uns linfomas, sarcomas, tumores de pulmão e da mama. Mas são muito incomuns.

Resumindo, já entendemos porque os tumores primários do coração são tão raros.

Mas porque as células tumorais de outros órgãos q frequentemente vão para o fígado e pulmões, raramente se fixam ao coração? Bom, para isso também existem diversas hipóteses porque ninguém sabe ao certo. Provavelmente o grande turbilhonamento do sangue que rapidamente passa pelo coração, devido a força de sua contratação, não gere condição e tempo necessário para uma dessas células se alojar naquele local. Seja por q motivo for o câncer cardíaco é igual a cabeças de bacalhau, pode até existir, mas ninguém vê.

Na minha opinião, com a devida licença poética: encha seu coração de amor, tal qual um copo de água. Quanto mais cheio ele estiver, menos espaço haverá para essas porcarias. Ame seu filho (maior amor do mundo), ame seus pais, esposa, amigos, ame ao próximo e a Deus se você tiver alguma fé. Encha seu coração até a última gota.

Por isso, na prática, não temos câncer no coração.
Dr. Antonio Felipe Santa Maria – Cirurgião Geral

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!