Câncer de Boca. Faça sempre o autoexame.

O câncer de cavidade oral foi o sétimo mais comum entre a população no Brasil em 2016 e se olharmos para o sexo masculino, onde é mais prevalente, ocupou o quinto lugar em incidência no mesmo ano.

O câncer de cavidade oral ou câncer de boca inclui os tumores de lábio, bochechas, língua, céu da boca, assoalho (área abaixo da língua), área atrás dos molares e a gengiva onde repousam nossos dentes.

Dentro da boca, o local mais comum é a língua, seguido do assoalho.

Este tipo de tumor está associado principalmente ao hábito de fumar e beber, mas também relaciona-se ao uso de próteses dentárias mal adaptadas ou a traumas dentários recorrentes, como aqueles causados por um dente quebrado encostando na língua ou gengiva.

A apresentação inicial de um câncer de boca é uma ulceração semelhante a uma afta ou uma vegetação esbranquiçada semelhante a uma verruga. Por isso, toda afta que não desaparece em 3 semanas deve ser biopsiada. Se este for o seu caso, procure um cirurgião de cabeça e pescoço ou um dentista.

O autoexame da cavidade oral é uma ferramenta valiosa na detecção precoce do câncer de boca, basta olhar-se na frente do espelho elevar a língua até o céu da boca, virar a língua para um lado e depois para o outro a procura de lesões suspeitas. Também é necessário sentir os lábios superiores e inferiores a procura de nodulações e suspender os lábios superiores e abaixar os inferiores para olhar muito bem as gengivas.

Especial atenção devemos ter com a higiene da boca dos idosos e ensinarmos e informarmos seus cuidadores a ter atenção para a cavidade oral e detecção precoce de possíveis lesões.

Nas fases iniciais, o câncer de boca é tratado apenas com a retirada das lesões segundo os preceitos oncológicos necessários. Na medida em que a doença avança, tornam-se necessárias cirurgias amplas e reconstruções complexas, assim como a inclusão de tratamento do pescoço e radioterapia.

Dra Michelle Azevedo é Cirurgiã de Cabeça e Pescoço do Instituto Clinics

29/11/2017

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!