Cafezinho com adoçante ou açúcar?

Já estamos cansados de saber que bebidas com açúcar não são amigas da nossa saúde, uma vez que contém quantidades excessivas de açúcar. Uma latinha de refrigerante contém cerca de 37 gramas de açúcar refinado, ou 149 calorias.

Esse problema a um primeiro olhar poderia ter sido resolvido pela indústria dos alimentos com a invenção dos adoçantes artificiais e as bebidas “zero” ou “lights”, que não possuem qualquer quantidade de açúcar e baixa ou nenhuma caloria em sua composição.

O consumo de bebidas adoçadas artificialmente cresceu muito nas últimas décadas – de cerca de 3% dos adultos em 1965 para 20% dos adultos nos dias atuais. Mas será que realmente estamos deixando de ganhar peso ao tomar aquele cafezinho com adoçante?

Um estudo recente publicado no American Journal of Public Health mostrou que 1 em cada cinco adultos obesos ou com sobrepeso consomem bebidas adoçadas artificialmente, o dobro da quantidade de pessoas com peso normal que ingerem esse tipo de bebida.

No entanto, é difícil determinar a relação de causa e efeito dessa associação. As pessoas obesas estão ficando com mais peso porque utilizam mais adoçantes, ou estão utilizando mais adoçantes com objetivo de emagrecer?

Interessantemente, o estudo observou que o consumo de bebidas do tipo zero era benéfico apenas para pacientes com peso normal, que ingeriam 73 calorias a menos nos dias em que consumiam essas bebidas.

Pacientes obesos ou com sobrepeso que ingerias bebidas zero aumentavam seu consumo diário em calorias em 88 e 194 calorias, respectivamente.

Mas qual será a explicação para esse achado? Uma hipótese encontrada pelos cientistas é de que a ingestão de adoçantes artificiais ativa em nosso cérebro centros de recompensa relacionados com a saciedade, alterando a resposta que temos à ingestão de alimentos doces.

Em outras palavras, os adoçantes causam uma verdadeira desregulação no centro da fome e podem causar uma resposta compensatória através de mais apetite e maior ingestão calórica.

Portanto, bebidas adoçadas artificialmente não parecem ser a solução mágica para aqueles que querem perder peso.

Reduzir a quantidade de calorias ingerida através de bebidas açucaradas é sim importante, porém é fundamental que haja uma redução concomitante das calorias ingeridas através de outros alimentos, como as guloseimas doces.

Dr. Rafael Addum
Clínica Médica
09/02/2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!