Arritmias cardíacas. Como solicitar o exame adequado.

Arritmias cardíacas e sintomas correlatos representam um grande desafio diagnóstico.

Esporádicas, fugazes, inespecíficas ou mesmo assintomáticas, muitas são as formas de apresentação que podem dificultar sua elucidação.

Nos anos 80, o início da comercialização do Holter inaugurou uma nova era na investigação dos distúrbios do ritmo de coração. Sintomas em situações específicas, como palpitações assistindo TV, após almoço ou durante atividade física, quase impossíveis de serem flagrados com a realização de um eletrocardiograma em consultório médico, passaram a ser documentados e tratados. No entanto, o sistema Holter era limitado a 24h de duração e o problema continuava para elucidação dos e eventos menos frequentes.

A tecnologia avançou e, atualmente, dispomos de um grande arsenal para a investigação das arritmias. Holters contínuos, monitores de eventos externos e dispositivos implantáveis já são uma realidade no rol de exames que auxiliam na elucidação dos distúrbios do ritmo. Nesse sentido, a escolha do médico pelo método que melhor se adapte ao paciente é a chave para o correto diagnóstico. Devemos levar em consideração informações como a presença ou não de sintomas e a frequência dos eventos.

Abaixo, apresentamos exemplos de como escolher, e de que forma prescrever, o método mais eficaz de monitorização para cada paciente:

1) Eventos diários – Holter de 24h.
Exemplo: solicito Holter de 24h para investigação de palpitações ao deitar 

2) Eventos sintomáticos esporádicos (semanais, quinzenais ou mensais) – Monitores de eventos externo
Exemplo: solicito c externo por 15 dias para elucidações de lipotimias com frequência semanal

3) Eventos assintomáticos – Holter prolongado com tempo determinado pelo médico
Exemplo: indico Holter de 72h para pesquisa de taquicardia ventricular não sustentada em paciente com miocardiopatia hipertrófica ou Solicito Holter de 30 dias para a pesquisa de fibrilação atrial em paciente com história de AVC criptogênico

4) Eventos muito esporádicos (bimestrais, semestrais, anuais) – monitor de eventos implantáveis
Exemplo: solicito implante de monitor de eventos subcutâneo para o diagnóstico de síncope, com dois episódios nos últimos 6 meses

Dr Guili Pech é Cardiologista  Arritmologista do Instituto Clinics

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!