Antibióticos, use sempre com cautela.

Você sabia que usar antibióticos indiscriminadamente tem causado a emergência de bactérias resistentes?

Na maioria das vezes as infecções virais são tratadas como bacterianas. Podemos citar como exemplos, principalmente, as amigdalites, sinusites e outras infecções respiratórias. Nesses casos, os antibióticos são utilizados desnecessariamente e causam seleção nas bactérias existentes nos organismos, tornando-as resistentes.

Uma pesquisa recente realizada pelo CDC – Centers for Disease Control and Prevention – EUA, mostrou que 30 a 50% dos antimicrobianos prescritos em hospitais são desnecessários ou inapropriados.

A mesma pesquisa cita que infecções causadas por bactérias resistentes a múltiplos antibióticos causam 23.000 mortes por ano nos EUA.

Atualmente, como tentativa de evitar essas “superinfecções” são utilizadas, pelos infectologistas, estratégias como suspensão precoce dos antibióticos, doses adequadas e ajustes após os resultados das culturas.

Infelizmente, muitas vezes não nos resta nenhuma opção terapêutica para o tratamento dessas infecções já que a velocidade da emergência dessas bactérias não é a mesma que a descoberta de novos antibióticos.

Sem saída, muitas vezes, a opção do médico infectologista é combinar múltiplas drogas e aumentar doses, muitas vezes utilizando esquemas com muita toxicidade.

Portanto, esses dados alarmantes nos fazem refletir sobre a importância de um diagnóstico adequado na hora da suspeita de infecção.

E lembre-se, tomar antibiótico por decisão própria nem pensar!

Dr Thelma Flosi Gola

Infectologista do Instituto Clinics

14/08/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!