Você sabia que usar antibióticos indiscriminadamente tem causado a emergência de bactérias resistentes?
Na maioria das vezes as infecções virais são tratadas como bacterianas. Podemos citar como exemplos, principalmente, as amigdalites, sinusites e outras infecções respiratórias. Nesses casos, os antibióticos são utilizados desnecessariamente e causam seleção nas bactérias existentes nos organismos, tornando-as resistentes.
Uma pesquisa recente realizada pelo CDC – Centers for Disease Control and Prevention – EUA, mostrou que 30 a 50% dos antimicrobianos prescritos em hospitais são desnecessários ou inapropriados.
A mesma pesquisa cita que infecções causadas por bactérias resistentes a múltiplos antibióticos causam 23.000 mortes por ano nos EUA.
Atualmente, como tentativa de evitar essas “superinfecções” são utilizadas, pelos infectologistas, estratégias como suspensão precoce dos antibióticos, doses adequadas e ajustes após os resultados das culturas.
Infelizmente, muitas vezes não nos resta nenhuma opção terapêutica para o tratamento dessas infecções já que a velocidade da emergência dessas bactérias não é a mesma que a descoberta de novos antibióticos.
Sem saída, muitas vezes, a opção do médico infectologista é combinar múltiplas drogas e aumentar doses, muitas vezes utilizando esquemas com muita toxicidade.
Portanto, esses dados alarmantes nos fazem refletir sobre a importância de um diagnóstico adequado na hora da suspeita de infecção.
E lembre-se, tomar antibiótico por decisão própria nem pensar!
Dr Thelma Flosi Gola
Infectologista do Instituto Clinics
14/08/2017