Alzheimer. Novos tratamentos em fases experimentais.

Hoje, dia 21 de setembro, a Organização Mundial da Saúde celebra o dia mundial da consciência da doença de Alzheimer. Apesar de descrita desde 1901, ainda hoje existem muitos mitos e dúvidas sobre esta condição, o que retarda seu diagnóstico e atrapalha o tratamento.

A doença afeta mais de 25 milhões de pessoas em todo mundo, com 5 milhões de novos casos diagnosticados a cada ano, sendo progressivamente mais frequente com o avançar da idade.

Embora diversos fatores estejam envolvidos, a deposição exagerada de uma proteína no cérebro (beta-amilóide) é crucial para o desenvolvimento da doença, o que começa a acontecer cerca de 15 a 20 anos antes dos primeiros sintomas. Estes tipicamente são: perda de memória recente, dificuldade em recordar senhas, nome de pessoas próximas e percursos conhecidos, mudanças de humor e personalidade (irritabilidade, agitação, apatia, depressão) e dificuldade com tarefas do dia a dia.

O diagnóstico é baseado na história clínica, aliada aos testes cognitivos e aos exames de sangue e de imagem (ex ressonância magnética), importantes também para detectar outras causas com tratamentos distintos, como transtorno psiquiátricos, deficiência de vitamina B12, hipotireoidismo, dentre muitos outros.

As medicações disponíveis hoje para o Alzheimer ajudam no controle dos sintomas e a manter a memória estável por mais tempo. Novos tratamentos já estão em fases experimentais, visando combater a proteína beta-amilóide antes mesmo do início dos sintomas e devem estar disponíveis nos próximos anos. Atualmente, a melhor prevenção ainda é cuidar da sua saúde, controlando a pressão, a glicose e o colesterol, evitando o sobrepeso, interrompendo o tabagismo e tendo um estilo de vida com menos estresse e com horas adequadas de sono, além de atividades mentais estimulantes e da prática de exercícios físicos aeróbicos, fundamentais para manter a saúde.

Dr Ivan Abdalla é Geriatra do Instituto Clinics

21/09/2017

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!