A sua enxaqueca tem “aura”

Muitas mulheres já devem ter tido aquela dor insuportável de um lado da cabeça, que pulsa, e pode durar horas, até mesmo dias…  É uma dor de forte intensidade, chegando a impedir as tarefas do cotidiano. Náuseas, vômitos, e incômodo com a luz e sons são características tipicamente associadas. Sabe do que estamos falando? É da famosa enxaqueca!

A enxaqueca – também conhecida como migrânea – é um tipo comum de cefaleia (dor de cabeça) que afeta 12% da população mundial. É mais comum em mulheres do que em homens.

Agora imaginem que curioso, a enxaqueca é uma doença caracterizada não só pela famosa cefaleia, mas 1 em cada 4 pessoas podem apresentar sintomas neurológicos um tanto quanto peculiares, denominados de AURA, que ocorrem simultaneamente ou logo antes à forte dor de cabeça.

A aura pode ser a visão de linhas brilhantes, formas e objetos; audição de zumbido, ruídos e música; sensação de queimação, dor e formigamento; e até mesmo movimentos involuntários dos músculos. A explicação proposta para esses sintomas é uma “descarga” elétrica de alguns neurônios do sistema nervoso central.

A aura também pode ser manifestar de forma oposta, provocando a ausência de função de partes importantes do nosso cérebro, como a perda de visão, audição ou movimentos.

Os sintomas neurológicos relacionados à aura costumam ser graduais e vir juntos à forte dor de cabeça da enxaqueca, mas em alguns casos podem ocorrer sozinhos e fazer confusão com os sintomas do acidente vascular encefálico (AVE).

Pacientes que sofrem de múltiplos episódios de enxaqueca, com ou sem a presença de aura, devem fazer tratamento específico para profilaxia de novas crises. É interessante notar que alguns hábitos de vida podem reduzir a incidência dos episódios de enxaqueca, como a prática de exercícios físicos, alimentação equilibrada e uma qualidade apropriada de sono.

Dr Rafael Addum
Clínica Médica
02/11/2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!